Portas fechadas

“Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas cousas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre e ninguém fechará, e que fecha e ninguém abre.” Apocalipse 3:7

Temos a ideia errada de que portas fechadas simbolizam derrota. Chegamos a dizer que as portas estão fechadas para nós quando as coisas não caminham conforme planejamos, seja no emprego, vestibular, negócios etc. Mas, nem sempre,uma porta fechada significa que perdemos ou fomos derrotados, pois pode ser “propósito do Senhor”.

Podemos conferir isto, vendo na Palavra de Deus algumas histórias que nos falam de “portas fechadas”, mas que mostram vitórias, bênçãos, milagres.

1) Gn. 7:16 - O Senhor fechou a porta da arca após Noé
Deus avisa a seu servo Noé que iria destruir toda a raça humana por causa do pecado e da maldade que tinha se multiplicado. Orienta Noé a construir uma arca. Faz aliança com ele, e diz para entrar na arca com sua família e os animais. Então o próprio Senhor Deus fecha a porta da arca.

Veio a chuvarada, durante 40 dias e 40 noites, inundou todo a terra e pereceu toda carne, mas Noé e sua família foram salvos pois Deus tinha fechado a porta da arca com Noé e sua família dentro dela. Aquela porta fechada trouxe livramento do dilúvio.

2) Ex. 12:23 – A porta das casas do povo hebreu foram fechadas após eles O Senhor viu o sofrimento e clamor de seu povo no Egito e resolve libertá-los das mãos de faraó. Por meio de Moises, envia pragas ao Egito, mas o coração do rei fica endurecido, até que o Senhor anuncia a 10a. Praga – a morte de todos os primogênitos naquela terra, desde o mais poderoso ao mais humilde e até dentre os animais. Quem estaria protegido? Somente aqueles que estivessem dentro das casas que com os umbrais de suas portas marcadas com o sangue do cordeiro.

O povo de Deus obedeceu Moisés, passaram o sangue em suas portas e naquela noite o destruidor matou em todo o Egito todo primogênito, só foram salvos aqueles que estavam dentro das casas em que havia o sinal do sangue, porque as portas estavam fechadas e a morte não entrou. Aquela porta fechada trouxe livramento da morte.

3) 2 Re. 4:4 – a porta da casa da viúva é fechada após ela e seus filhos
Uma viúva de um dos discípulos dos profetas está passando por enorme dificuldades financeiras, estando a ponto de perder seus filhos como escravos ao seu credor. Ela não tinha recurso algum para acertar suas contas. Tudo o que tinha era um pouco de azeite numa botija. Elizeu diz a ela para pegar emprestado com seus vizinhos muitas vasilhas, depois ele deveria entrar em casa com seus filhos e fechar a porta. Dentro daquela casa, obedecendo ao profeta, ela vai derramando da botija o azeite nas vasilhas emprestadas, enche todas as vasilhas emprestadas. Elizeu lhe diz para ela vender o azeite, pagar suas dívidas e viver do restante. O milagre aconteceu, porque em obediência ela fechou a porta e ficou junto de seus filhos. Aquela porta fechada trouxe provisão.

4) 2 Re. 4:33 – a porta é fechada após Elizeu e o menino morto
Aquela mulher sunamita era rica, casada, e resolveu fazer em sua casa um quarto para o profeta Elizeu, que em gratidão pergunta a ela o que ela queria como retribuição. Geazi, servo de Elizeu diz que ela não tem filho e o marido é velho, então Elizeu e lhe disse que ela teria um filho. Passado o tempo, nasceu o menino. Certa ocasião, este menino estava com seu pai no campo, quando sentiu uma forte dor de cabeça e veio a morrer nos braços da mãe. O profeta chega na casa da sunamita e eis que o menino estava morto sobre a cama. Elizeu entrou no quarto, fechou a porta sobre ambos e orou ao Senhor.

Então, o menino reviveu, despertou da morte e foi devolvido a sua mãe. Aquela porta fechada trouxe vida ao menino morto.

5) Mt. 6:6 – entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao Senhor
Jesus está ensinando a seus discípulos no texto que conhecemos como o sermão da montanha. Aqui, o ensino é sobre oração, como se deve orar a Deus. Jesus ensina que não devemos ser como os hipócritas que só querem aparecer, orando nas sinagogas e praças, devemos sim buscar nosso Pai que no vê em secreto, mas onde? No nosso quarto. E tu quando orares, entra no teu quarto, e fecha a porta e ora ao Senhor. A bíblia diz que neste lugar secreto, de portas fechadas, o Senhor da Glória nos vê e nos recompensa, aleluia! A porta fechada do quarto de oração traz a resposta de Deus. Jr. 29:11 “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais.”

Creia nisso: uma porta fechada hoje, pode ser uma oportunidade aberta para a vitória do Senhor em nossas vidas.

 


PUBLICADA EM: 03/11/2014 14:17:18 | VOLTAR PARA Reflexão | OUTRAS PUBLICAÇÕES
FONTE: Pr. Ari Otávio


Profissionais da igreja
Tudo o que você precisa:

Nossos contatos
Vamos conversar?

  • 31 - 3245-9009
  • 31 -
  • secretaria@imcbh.com.br
  • juliano.urias@gmail.com
  • Fale conosco

Redes sociais
Curta nossas redes

Liderança e equipe
Conheça nossa equipe

Administação do site
Atualizar conteúdo do site