Preparar o caminho do Senhor

Lucas faz uma homenagem a Teófilo, cristão na Igreja, dedicando-lhe o evangelho de Lucas e o livro de Atos. “Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo... At. 1.1.

Lucas destaca no capitulo três a ação de João Batista preparando o caminho da chegada do Messias, ele usa as palavras de Isaias, na retirada de Israel da babilônia em 700 a. C.: “Voz que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas: todo vale será aterrado, nivelados os montes, retificados os caminhos tortuosos e os escabrosos aplanados.” Lucas 3:4-5.

Que caminho seria esse? Era o caminho do coração e da mente. Deles procedem todos os projetos, sonhos e realizações. Era abertura, a disponibilidade de ouvir e de agir com retidão. “Todo vale será aterrado.” Que vale? O vale da incredulidade, da indiferença, da má vontade. “Quem nele crê não é julgado.” Jo.3 .18. A incredulidade impediu que os apóstolos vissem no mar o Cristo ressurreto, viram um fantasma. Mt 14:26. Impediu Marta de ver a glória de Deus. Do moço rico possuir a vida eterna, não aceitando o desafio de Jesus de dar aos pobres os seus bens, Mt 10:26. “Nivelados os montes.” Que montes? Montes de coração duro, de ódio de orgulho, de egoísmo. O monte do coração de Saulo foi nivelado com o cair do cavalo e perder a visão por três dias. Atos 9:4. Tiago ensinou: “Humilhai-vos debaixo da poderosa mão de Deus, Ele vos exaltará.” 4:10 “Os caminhos tortuosos serão retificados” Que curvas? São dos pecados ocultos. Na curva não se vê do outro lado os perigos. O Batista insistiu: “Arrependei-vos, confessai.” Reconsiderem sua situação, e sejam batizados. Isso é urgente. “o machado esta na raiz das arvores.” “O cordeiro de Deus é chegado.”

“Caminhos escabrosos.” Que é isso? Pequenas pedras, pequenas elevações, ou seja, a carruagem do Mestre sofrerá muita trepidação! Que pedras? Da pichação, do julgamento, da grosseria, do trato duro com os outros, da maldade. Provem: na vida que houve uma mudança em vocês, que sua fé cresceu: “Quem tem duas túnicas reparta com quem não tem... uqem tem comida faça o mesmo... não faça violência... não cobre impostos indevidos... fique contente com seu salário.” Lucas 3:11-14. “Paulo disse: Você é pobre, mas pode enriquecer a muitos, nada tendo, mas possuindo tudo.” IICr 6:10. Convite de Jesus: “Eis que estou a porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e Le comigo.” Ap 3:20. O caminho da entrada do Senhor, em nós, é nossa mente e nosso coração. O tempo de deixá-lo entrar em nós é agora, na eternidade não teremos mais poder de decisão. Louvemos a Deus, e, juntos magnifiquemos seu Santo Nome.


PUBLICADA EM: 22/09/2014 13:25:10 | VOLTAR PARA Reflexão | OUTRAS PUBLICAÇÕES
FONTE: Pr. José Teixeira


Profissionais da igreja
Tudo o que você precisa:

Nossos contatos
Vamos conversar?

  • 31 - 3245-9009
  • 31 -
  • secretaria@imcbh.com.br
  • juliano.urias@gmail.com
  • Fale conosco

Redes sociais
Curta nossas redes

Liderança e equipe
Conheça nossa equipe

Administação do site
Atualizar conteúdo do site