Restaura-nos, ó Senhor

A singela súplica “Restaura-nos!” aparece três vezes no Salmo 80. Essa é a tradução mais comum. Mas há outras: “Faça-nos voltar!” “Converte-nos!” “Faze que prosperemos de novo!”

Algo curioso e significativo é que o autor do Salmo vai acrescentando palavras ao nome de Deus a cada súplica. Na primeira vez: “Restaura-nos, ó Deus!” (verso 3). Na segunda vez: “Restaura-nos, ó Deus dos Exércitos!” (verso 7). E na terceira vez: “Restaura-nos, ó Senhor, Deus dos Exércitos” (verso 19). Sua intenção seria reforçar a oração?

Afinal, quando oramos: “Restaura-nos, ó Deus”, o que estamos pedindo? Nada mais, nada menos, estamos pedindo que o Senhor, em sua soberania e misericórdia, conceda-nos a graça de recolher os cacos do nosso vaso quebrado e o refaça, dando –lhe a forma e a beleza anteriores.

Isso nos faz lembrar uma confortadora passagem de Jeremias. Deus leva o profeta a uma olaria no exato momento em que o oleiro acha por bem refazer o vaso que estava em suas mãos. Então, o Senhor faz ao seu servo aquele tipo de pergunta cuja resposta é obvia: “Será que eu não posso fazer com o povo de Israel [e com a igreja] o mesmo que o oleiro fez com o barro?” Em seguida, Deus esclarece ainda mais a questão: “Vocês estão nas minhas mãos assim como o barro está nas mãos do oleiro” (Jr 18.1-6).

Muitas vezes a quebra não é total, não reduz o vaso a uma porção de cacos. Mas, assim como a mulher retoca o penteado ou a maquiagem ao encontrar neles algum defeito, o cristão precisa ver no espelho de Deus o seu comportamento e a sua fé para, em seguida, permitir que ele mesmo restaure o que for necessário.

Oswald Chambers lembra: “Se o Espírito de Deus detecta em você algo errado, ele não lhe pede para consertar. O que ele pede é que você enxergue a pequena ou grande mancha e o deixe fazer o necessário reparo.”

Tomemos, como indivíduos e como a igreja, a resolução de suplicar constantemente: Restaura-nos ó Deus.


PUBLICADA EM: 19/05/2014 10:39:42 | VOLTAR PARA Reflexão | OUTRAS PUBLICAÇÕES
FONTE: Revista Ultimato


Profissionais da igreja
Tudo o que você precisa:

Nossos contatos
Vamos conversar?

  • 31 - 3245-9009
  • 31 -
  • secretaria@imcbh.com.br
  • juliano.urias@gmail.com
  • Fale conosco

Redes sociais
Curta nossas redes

Liderança e equipe
Conheça nossa equipe

Administação do site
Atualizar conteúdo do site