Você já ouviu dizer que Deus criou o homem. 

O HOMEM QUE DEUS CRIOU E O SER HUMANO QUE VOCÊ É!

Você já ouviu dizer que Deus criou o homem.  Mas, que homem é este que foi criado por Deus? Por que Deus criou o homem? Qual a nossa semelhança com este homem que Deus criou?

O relato da Bíblia sobre a criação nos revela que Elohim, o Deus Único, criou os céus e a terra (Gn 1.1) de uma forma intencional.  O relato bíblico tem como objetivo apresentar o Criador e não explicar a criação. Assim, o Deus Eterno é a origem de todo o universo e da vida em toda a Terra. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. João 1:1-3

A Bíblia nos ensina que em seis dias Deus concluiu a criação, sendo que no primeiro dia Deus criou a luz e fez a separação entre luz e trevas no universo (Gn 1.3-5).  Nos outros cinco dias, Deus trabalhou na criação da Terra (Gn 1.2, 6-31). A Terra estava em desordem e sem vida, mas Deus a escolheu para fazer dela um lugar organizado e cheio de vida. A primeira ação de Deus na terra foi organizar as águas e separar as águas dos Céus das águas embaixo dos Céus. Em seguida deus organizou as águas debaixo dos Céus, estabelecendo os mares e oceanos e fazendo surgir a terra. Após fazer essa organização básica, Deus começou a gerar a vida na Terra, criando a flora. E como suporte a vida na Terra, Deus estabeleceu o Sol e a Lua. Em seguida, Deus gerou a vida animal para povoar as águas, o céu e a terra.

Finalmente, no sexto dia da Criação Deus (Elohim) decidiu criar o homem.  Deus fez o homem para coroar a sua criação. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; Gênesis 1:26. E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:27.

Por que Deus criou o homem?  

Porque Deus queria ampliar a sua comunidade de amor mútuo. O homem foi criado para ser o ponto de conexão entre o Céu e a Terra. Deus queria ampliar a sua morada no homem e por meio do homem, sendo um com Ele. Por isso Ele o fez a Sua imagem e semelhança.

O homem foi feito para operar como Deus opera. Deus opera sendo um, vivendo a comunidade de amor mútuo, criando e expandindo a sua morada na criação, especialmente no homem.  Deus fez o homem para que ele também seja um, viva a comunidade de amor mútuo e participe da edificação da morada de Deus na criação.

Deus fez o homem para operar no poder e autoridade divina. Deus operou a criação pela Sua palavra. O homem foi feito imagem e semelhança de Deus para também operar no mesmo princípio.

Ao criar o homem, Deus se dedicou a formar um modelo de si mesmo com o pó da terra, e quando terminou, Ele deu vida ao homem.  E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gênesis 2:7

O homem só tem vida nele porque Deus a deu. Ao abrir seus olhos, é bem provável que a primeira pessoa que o homem vê é o seu Criador. Ele vê Deus bem a sua frente, provavelmente sorrindo, como um pai que vê o seu filho recém-nascido pela primeira vez. Que impactante!  Foi como se Deus quisesse consolidar a sua imagem no homem.  Sendo imagem e semelhança de Deus, o homem deve ter se reconhecido NELE.

Quanto da imagem e semelhança de Deus tem em você hoje?  Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido - 1 Coríntios 13:12.

Deus deu ao homem um lugar especial para ele morar, o Jardim do Éden. Deus instalou o homem num lugar favorável ao seu bem estar, e favorável a um relacionamento com Ele. Nesse jardim, o homem tinha tudo o que precisava para viver e se encontrar com Deus. 

E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. Gênesis 2:8   E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Gênesis 2.15

A Igreja representa para nós o que o Jardim do Éden foi para o homem que Deus formou. Estar na Igreja é ser parte do Corpo do Cristo. Isso nos permite desfrutar da vida e do relacionamento de amor mútuo.

O homem se tornou responsável pelo jardim tendo a tarefa de lavrá-lo e guarda-lo. O homem que Deus formou e pôs no jardim não foi designado para se ocupar com uma religião ou ficar à toa. Deus o encarregou de desenvolver e proteger o jardim. Você tem desenvolvido e protegido o que Deus tem te dado?

O homem estava desempenhando bem as suas tarefas e o Senhor cooperava com ele, fazendo com que o jardim tivesse uma abundância de frutas. E Deus decidiu compartilhar com o homem algo precioso a Árvore da Vida e a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Deus liberou o homem para desfrutar de 99,9% de tudo que tinha no jardim, exceto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. O homem que Deus formou foi feito para ser fiel. Você tem sido fiel naquilo que Deus te deu e naquilo que não deu?

E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Gênesis 2:9   E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:16-17


PUBLICADA EM: 19/09/2019 15:58:29 | VOLTAR PARA Reflexão | OUTRAS PUBLICAÇÕES
FONTE: Pr Juliano Cunha


Profissionais da igreja
Tudo o que você precisa:

Nossos contatos
Vamos conversar?

  • 31 - 3245-9009
  • 31 -
  • secretaria@imcbh.com.br
  • juliano.urias@gmail.com
  • Fale conosco

Redes sociais
Curta nossas redes

Liderança e equipe
Conheça nossa equipe

Administação do site
Atualizar conteúdo do site