CONTRA O DESÂNIMO

CONTRA O DESÂNIMO!

CONTRA O DESÂNIMO

Se uma vela for abafada com um copo, o que acontecerá? A chama se apagará em poucos segundos porque faltará oxigênio. Da mesma forma, não podemos nos cobrir de justificativas lúcidas, porém negativistas e achar que ficaremos bem.  Se fazemos isso, acontece conosco o mesmo que ocorreu com a vela no copo. Nós temos o combustível para queimar, a cera de qualidade para controlar a velocidade da queima, temos o melhor, mas, infelizmente, damos lugar ao desânimo, que se instala e bloqueia nossa chama.

O termo desanimado já diz bem o seu sentido: “des-animado”. A palavra desanimar vem da negação de “animare”, que significa dar alma, vida, movimento, coragem, entusiasmo, vivacidade.

Ninguém, em sã consciência, quer ficar desanimado. Mas muitas pessoas estão com a chama apagada, sem brilho. Muitos estão como zumbis, estão num corpo, mas com a alma morta. Contraíram o vírus do desânimo e como resultado estão tristes, abatidos, conformados e as vezes deprimidos.

Corpo, alma e espírito formam um conjunto muito interligado (1 Ts 5:23; Hb 4:12). O estado da alma afeta o espírito e também o corpo. A alma abatida, abate também o espirito (Pv 15:13). A alma doente, adoece também o corpo: dores de cabeça, na coluna, no pescoço, nas pernas, insônia, pressão alta, problemas de coração, bronquite asmática, reações alérgicas… E vêm os remédios… O desânimo tira a saúde da alma e prende a sua vítima em pensamentos e sentimentos angustiantes. E todos que estão em desânimo pensam ser algo pessoal e buscam culpar ou justificar seu estado de desânimo pelas circunstâncias: -- Como não vou desanimar diante de fatos tão concretos que tenho vivido?  Mas não é diante dos problemas que precisamos ter muito mais ânimo ainda? (Pv 24:10) Para quem está desanimado, problemas trazem mais desânimo.

Mas de onde vem o desânimo? Vejamos essa estória:

“O diabo resolveu vender os instrumentos que usava para levar as pessoas a perdição. E fez uma enorme exposição com todos os instrumentos que costumava usar. Eram grandes ferramentas como: ódio, violência, bebedeira, corrupção, prostituição, tráfico de drogas, de armas, ofensas a pureza das pessoas… Enfim, lá estavam todos os seus instrumentos à venda.

Porém, havia um instrumento separado de todos os outros e, apesar de velho e gasto, o seu valor era equivalente ao preço de todos os outros juntos. Havia uma enorme curiosidade a respeito daquele objeto. Por que era tão caro? E o diabo lhes respondia: -- Compre e você verá o que é.

Devido ao alto custo ninguém o comprou e o diabo voltou a usá-lo, reconquistando tudo o que tinha vendido e muito mais. O instrumento surrado e dispendioso que ninguém comprou chamava-se Desânimo.

E o diabo explicou: - Só venderia por um alto preço porque me foi sempre muito útil. Se uso a droga, a violência ou a prostituição, logo a pessoa me reconhece e sabe que o instrumento é meu. Mas o Desânimo não. As pessoas pensam ser algo de sua própria personalidade ou do seu temperamento. Acham que têm o direito de ficar desanimadas por causa dos problemas.

E acrescentou: Quando lhes dou a arma do desânimo, e elas ficam desanimadas, desfalecidas, ou indiferentes, eu faço qualquer coisa com elas. Elas acham que já possuem uma boa justificativa para sofrer e não reagem, pois, afinal de contas… Deus quis assim.”

Muitos estão sendo vítimas dessa ferramenta infernal e estão pensando que têm o direito de ficar assim diante dos fatos ao redor, ou que merecem ficar assim. Quantas pessoas caíram no desânimo, diante de problemas no casamento, com os pais, desemprego, falta de dinheiro, por causa das enfermidades e até de situações da igreja?

Tome cuidado com pessoas desanimadas. O desânimo, como muitos outros sentimentos negativos, é contagiante. Não se deixe contagiar e ajude quem está desanimado a reagir contra o desânimo.

É preciso tomar uma decisão e reagir, sejam quais forem os problemas… Mesmo que não veja nenhuma possibilidade de solução no momento, já decida uma coisa: Desânimo não!

O desânimo pode chegar até nós, mas não podemos deixar que ele se instale. Assim que você sentir os primeiros sintomas de desânimo, combata-o imediatamente com tenacidade. Não o deixe se instalar. É um perigo muito grande. Desarme esta bomba na sua vida enquanto é tempo. Levante esta bandeira: Desânimo, não! Aconteça o que acontecer…

Leia os versículos indicados abaixo e veja o que a Bíblia nos diz sobre o desânimo.

Provérbios 15:30           Filemom 1:7                 Salmos 28:7                      Salmos 34:18

Salmos 64:10                  Salmos 143:7               Salmos 146:8                    1 Samuel 30:6

2 Coríntios 7:6                2 Coríntios 4:9             Atos 2:46                          Atos 4:29-31

João 16:33                       Apocalipse 22:12

Que as palavras do apóstolo Paulo também sejam as nossas: “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.
2 Coríntios 4:8,9

Seja animado no Senhor!


PUBLICADA EM: 18/06/2019 17:29:23 | VOLTAR PARA Mensagens | OUTRAS PUBLICAÇÕES
FONTE: Pr Juliano


Profissionais da igreja
Tudo o que você precisa:

Nossos contatos
Vamos conversar?

  • 31 - 3245-9009
  • 31 -
  • secretaria@imcbh.com.br
  • juliano.urias@gmail.com
  • Fale conosco

Redes sociais
Curta nossas redes

Liderança e equipe
Conheça nossa equipe

Administação do site
Atualizar conteúdo do site